AQUI - Amanhã é outra imagem (2022)
“AQUI - Amanhã é outra imagem” é uma ação coletiva que responde de maneira furiosa e apaixonada a tudo aquilo que nos passa e nos acontece hoje. O espetáculo passou por dois momentos distintos de criação: um primeiro processo durante a pandemia de Covid 19 e outro presencial, cujas inquietações se fortaleceram e também se ressignificaram. O que sobressai desse processo todo é o desejo de pensar sobre o próprio ofício do artista e o que nos move em direção ao exercício contínuo e doloroso da criação.
Este projeto é uma parceria entre a diretora Maíra Lour e a dramaturga Lígia Souza que juntamente com o elenco criam a ideia deste lugar que está constantemente ameaçado por forças contrárias, mas que se faz presente e vivo na potência do ato do teatro.
“AQUI” é uma homenagem a nós, artistas, que seguimos fazendo a arte acontecer apesar das dificuldades e dos desvios no caminho. Em cena, artistas se reúnem em um teatro onde um buraco no teto se abre cada vez maior. Ainda assim, elas se olham, se encontram, se abraçam e dançam com paixão, força, potência e amor. É bonito e é só teatro!
O espetáculo estreou em setembro/2022 no Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge em Curitiba/PR e realizou temporada com sucesso de público, totalizando 20 apresentações com ingressos esgotados.Em 2023, foi contemplado no Edital de Circulação do SESI/PR.
SINOPSE
Cinco artistas estão no mesmo espaço. Compartilham também o mesmo tempo e as inquietações de quem cria uma obra de arte. De repente, um buraco no teto se abre, invadindo a cena e o pó que cai lá de cima já cobre seus corpos. O que fazer? A Súbita Companhia de Teatro em parceria com a dramaturga Lígia Souza apresenta “AQUI - Amanhã é outra imagem”, um espetáculo que traz para cena questionamentos sobre a insistência em seguir fazendo arte. Um buraco que para cada uma das personagens significa algo diferente. Mas, aos poucos, ele nos permite ver o céu. Os artistas permanecem neste espaço repetindo suas ações, o gesto eterno que sobrevive ao agora, porque está contido aqui, se inicia e se finda ao começar de novo e de novo.
FICHA TÉCNICA
Direção artística Maíra Lour
Textos Súbita Companhia de Teatro
Dramaturgia Lígia Souza e Maíra Lour
Elenco Cleydson Nascimento, Dafne Viola, Helena de Jorge Portela, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano
Direção de produção Gilmar Kaminski
Assistência de direção Anna Wantuch e Vitor Schuhli
Cenário Fernando Marés
Figurino Isbella Brasileiro
Iluminação Beto Bruel e Lucri Reggiani
Operação de luz Lucri Reggiani
Trilha original e sonoplastia Rodrigo Stradiotto
Operação de som Álvaro Antonio e Amira Massabki
Colaboração internacional Senja Spackman (EUA)
Design gráfico Pablito Kucarz
Registro em vídeo Eli Firmeza
Realização Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções
Duração
70 minutos
Classificação indicativa
16 anos