Outra palavra (2017)Outra palavra (2017)Outra palavra (2017)Outra palavra (2017)
  • A Companhia
  • Integrantes
  • Repertório
  • Trajetória
    • Teatro
    • Audiovisual
  • Contato
T ao cubo (2015)
11/04/2023
Uma história só (2019)
11/04/2023
outra-01

Outra palavra (2017)

“Outra palavra” é uma dramaturgia realizada processualmente pela Súbita Companhia de Teatro, assinada por Francisco Mallmann. O trabalho parte de cinco palavras-conceitos que guiaram a realização da escritura dramatúrgica: território, fronteira, corpo, lugar e identidade. A ficção instaurada em “Outra palavra” articula cenas guiadas por cinco distintos territórios entrecruzados pela encenação – territórios, na dramaturgia, nomeiam tanto lugares ficcionais e fabulares, como possibilidades de leituras geográficas e espaciais.

A dramaturgia se desenvolve com a apresentação e verticalização de cinco territórios, que são cinco histórias independentes que se mesclam na encenação. No território 1, um desmoronamento acaba aproximando duas pessoas de um modo inusitado, e esse encontro se torna uma longa viagem. No território 2, dois primos se reencontram depois de muito tempo, fazendo surgir questões de origem e pertencimento. No território 3, uma deportação torna-se o motivo pelo qual três pessoas passam a se questionar sobre suas identidades. No território 4, o desconhecimento sobre a ditadura militar brasileira é revelado a partir da relação de duas irmãs. No território 5, quatro pessoas dividem um mesmo espaço tentando entender as possibilidades de um coletivo.

outra-02

SINOPSE

As reflexões de “Outra Palavra” se referem aos modos de vida contemporâneos, ao transbordamento de informações e imagens, às migrações mundiais, às formas sensíveis e estéticas das causas políticas e à investigação do que há por trás das palavras. A peça desenvolve as suas indagações a partir dos questionamentos envolvidos na elaboração de um discurso, como se incessantemente lançasse as perguntas: “o que nos faz falar? o que nos permite tomar a palavra?”.

FICHA TÉCNICA

Direção Maíra Lour
Dramaturgia Francisco Mallmann
Elenco Álvaro Antonio, Cleydson Nascimento, Helena de Jorge Portela e Janaina Matter
Direção de Produção Michele Menezes
Cenário Pablito Kucarz
Cenotécnico Felipe Gustavo Casagrande
Figurinos Fabianna Pescara e Renata Skrobot
Luz Beto Bruel e Raul Freitas
Sonoplastia Álvaro Antonio
Assistente de Palco Joana Walter
Produção Executiva Gabriela Berbert
Interlocução Artística Lucienne Guedes e Adriano Basegio
Preparação Vocal Silvana Stein
Designer Gráfico Pablito Kucarz

Compartilhe